18 outubro, 2009

Animes e manga... quando e como???

                 Mangá


O mangá ou manga (漫画 Manga) é a palavra usada para designar as historia em quadrinho feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações. Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura. A ordem de leitura de um mangá japonês é a inversa da ocidental, ou seja, inicia-se da capa do livro com a brochura à sua direita (correspondendo a contracapa ocidental), sendo a leitura das páginas feita da direita para a esquerda.


                                                                                Animes....

Anime por vezes escrito Animê é o nome usado para se referir a qualquer produto de animação (ou "desenhos animados") produzido no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. Ao contrário do que muitos pensam, a animação não é um gênero  mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, erótico etc). Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens.



                  OVA'S

OVA é a sigla usada para "Original Vídeo Animation" (por vezes também chamado de Original Anime Vídeo, ou OVAs), consistindo de um ou mais episódios de animes que é lançado diretamente ao mercado de vídeo (Dvds),  sem prévia exibição na televisão ou nos cinemas. OVAs são complementos na história original, normalmente tem duração igual ou um pouco maior que a duração padrão de um episódio de TV de anime de 25 mim,  mas nunca alcança a duração de um longa metragem. Os OVA's normalmente têm animação de qualidade bastante superior a de episódios de televisão. Há alguns anos, havia um grande número de OVAs sendo constantemente lançado no Japão.  Hoje em dia o número é significativamente menor. OVA que faz sucesso, pode acabar se tornando um seriado de TV, mas ao contrário, uma série de TV pode também se tornar um OVA, com a história completamente paralela do anime ou apenas uma continuação do seriado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente se não vou escrever seu nome no meu Death note rsrsss...